O Feromônio Pode Determinar seu Sucesso com as Mulheres?

Estudo recente mostra que o cheiro dos machos, pelo menos entre os camundongos, pode revelar seu estado de saúde e determinar se a fêmea irá engravidar. A pesquisa sugere que outros animais, provavelmente até você, escolhem seus parceiros parcialmente baseado na força de seus sistemas imunológicos.

Uma pesquisa anterior mostrava que os camundongos preferem se reproduzir com parceiros cujos genes do sistema imunológico – que produz substâncias que ajudam o corpo a lutar contra células invasoras – sejam diferentes dos deles próprios. Esta reprodução ou “sexo seletivo” conduz a uma prole mais saudável. O novo estudo nos mostra como essa seleção acontece.

Pesquisadores da Universidade de Maryland examinaram moléculas chamadas de peptídeos, que vêm do sistema imunológico e terminam na urina. Cada peptídeo, que protege os camundongos contra doenças, é único, como as impressões digitais. Uma fêmea grava e se lembra do odor do peptídeo de um macho usando seu órgão vomeronasal, dentro do nariz.

“A exposição, durante um período critico, ao odor da urina de outro macho, vai impedir a implantação do embrião, implicando na perda da gravidez, enquanto a exposição ao odor familiar, não”, disse Frank Zufall, da Escola de Medicina da Universidade.

Adicionando substâncias

“Podemos enganar a lembrança deste odor e o resultado do teste de gravidez adicionando peptídeos à urina”, disse Zufall à LiveScience. “Em outras palavras, podemos mudar um odor de urina não familiar para um familiar (e vice-versa) adicionando alguns peptídeos à urina.”

Outros estudos mostraram que órgãos vomeronasais de muitos animais detectam feromônios e outras moléculas que guardam informações dos status sociais e sexuais. Feromônios foram descobertos primeiramente nos anos 1950 para serem atrativos sexuais em insetos.

conquistar uma mulher com feromonio

“Acreditamos que a detecção dos peptídeos do sistema imunológico via nariz podem ter uma significância geral para o comportamento social de todos os vertebrados”, afirmou Zufall. O estudo foi conduzido por Trese Leinders-Zufall e publicado no jornal Science em 5 de Novembro de 2012.

Exigente

Peptídeos similares existem no sistema imunológico dos seres humanos. Mas nosso órgão vomeronasal foi aparentemente suprimido pela evolução, muitos cientistas acreditam, apesar de não terem absoluta certeza disto. De fato, a questão sobre como e se o odor de um homem afeta a mulher foi bastante debatida nos últimos anos.

Desde a descoberta de poderosos feromônios sexuais em animais décadas atrás, cientistas vêm trabalhando duro para descobrir se os humanos podem ser similarmente estimulados por feromônios, e a investigação provou a inconclusiva.

“Comparando aos insetos, cujo comportamento é estereotipado e muito previsível, os mamíferos são criaturas complexas e independentes”, afirma a escritora Maya Pines do Howard Hughes Medical Institute.

Como todos os animais, nós humanos somos complexos. E isso demanda uma linha de investigação.

As camisas fedidas

camisas-feromoniosEm 1996, Claus Wedekind, um zoólogo de Universidade de Berna, na Suiça, conduziu o que ficou conhecido como o “estudo da camisa fedida”. Wedekind tinha 44 homens que vestiram, por 2 noites seguidas, a mesma camisa, e testou como as mulheres reagiam ao cheiro delas.

Como camundongos, as mulheres preferiram o odor dos homens que o sistema imunológico fosse diferente do delas. Se o sistema imunológico de um homem fosse similar, uma mulher tendia a descrever a camisa como com cheiro parecido com do seu irmão ou seu pai.

Desde então, empresas vêm desenvolvendo perfumes e colônias baseadas em feromônios, com promessas de aumentar a atração sexual do sexo oposto. Muitos pesquisadores são céticos quanto a eficiência dos produtos.

Mais pesquisas são necessárias para descobrirmos como e em que medida o nariz de uma mulher a leva ao sexo, e o quão adepta ela está para escolher um parceiro saudável.

“Não podemos excluir a possibilidade de outras partes do nariz humano serem capazes de detectar os peptídeos”, afirmou Frank Zufall. “Podemos agora nos perguntar se esses peptídeos estão presentes nas secreções dos seres humanos como suor e saliva, se podem ser detectados pelo nariz, e se eles têm alguma influência em nosso comportamento social.”

Homens e mulheres se comunicam através de uma infinidade de posições e gestos, e normalmente eles revelam mais da verdade do que cada um quer dizer do que as palavras. Para aprender tudo sobre essa comunicação oculta e ganhar um grande poder de conquistar mulheres recomendamos que visite o site Conversa de Homem. A seção de Lingugaem corporal é especialmente interessante nesse aspecto, mas você também encontrará dezenas de artigos interessantes sobre sedução e sexo, além de muito cursos exclusivos muito abrangentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*